Nova

Cônsul da China no Rio escreve carta aberta a Eduardo Bolsonaro

Li Yang e Eduardo Bolsonaro. Fotos: reprodução/CEBC e Lula Marques.

Valorize as Relações China-Brasil, Deputado Eduardo

Deputado Eduardo, no tuíte que você postou no dia 1 de abril,  chamou o Covid-19 de “vírus chinês”, o que se trata de mais um insulto à China que você fez depois de ter postado tuítes em 18 de março para atacar maliciosamente a China.

Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico. A Organização Mundial da Saúde seguiu esta regra do direito internacional para chamar o novo coronavírus de “Covid-19”. Além disso, ainda está por confirmar a origem deste vírus. O surto de Covid-19 em Wuhan não significa necessariamente que Wuhan foi a fonte inquestionável do novo coronavírus. O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já reconheceu que, durante a chamada “epidemia de gripe” nos Estados Unidos, no ano passado, algumas pessoas teriam morrido por Covid-19. Isso justifica que, muito provavelmente, os Estados Unidos foram a fonte de Covid-19. Mas podemos batizar o Covid-19 como “vírus norte-americano”? Não! Do mesmo modo, ninguém no mundo pode chamar o Zika como “vírus brasileiro”, apesar do fato da epidemia de Zika ter acontecido e ainda acontecer casos frequentemente no Brasil.

É por causa do seu ódio à China que ataca frequentemente à China? Mas de onde vem esse ódio? A aproximação entre a China e o Brasil é resultado de um desenvolvimento histórico com alicerce natural. Tanto a China como o Brasil são grandes países emergentes com território e população gigantes, com culturas ricas e coloridas e povos simpáticos e amigos. Ambos os países possuem planos grandiosos para promover a prosperidade e riqueza nacionais, bem como ambição para salvaguardar a paz e justiça internacionais. É ainda mais importante o fato de que não há divergências históricas nem conflitos atuais entre os dois países que já se tornaram parceiros estratégicos globais. O povo chinês sempre abraça o povo brasileiro com sincera amizade, tratando o Brasil como nosso país irmão e parceiro. O respeito recíproco e a cooperação de ganhos mútuos de longo prazo entre os dois países trazem benefícios pragmáticos para os dois povos. Por dois anos consecutivos, dois terços do superávit do comércio exterior do Brasil vieram da China, o seu maior parceiro comercial! É por isso que tanto a geração do seu pai como a da sua idade estão todos se dedicando a promover a cooperação amigável sino-brasileira. Em resumo, os seus comportamentos remam contra a maré e não só colocam você no lugar adverso do povo chinês de 1,4 bilhões, mas também deixam a maioria absoluta dos brasileiros com vergonha, bem como criam transtornos ao seu pai, que é o Presidente da República. É realmente uma prova de ignorância a respeito do tempo atual!

Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos e quer ir firmemente na esteira deles contra a China? Os Estados Unidos eram realmente um país grande e glorioso. No entanto, neste ponto crítico do avanço da civilização humana, os EUA perderam sua posição histórica e o sentido de desenvolvimento, tornando-se quase totalmente causadores de problemas nos assuntos internacionais, e uma fonte de ameaça à paz e segurança mundiais. Os líderes atuais norte-americanos já se esqueceram dos ideais dos fundadores do país de assegurar a justiça. Ademais, tornaram-se monstros políticos cheios de preconceitos ideológicos contra os outros países e sem capacidade de governar, o que pode ser justificado pelo desempenho horrível no combate à pandemia de Covid-19 nos EUA. Por outro lado, sendo uma potência cheia de vitalidade e em ascensão, o Brasil deve e é capaz de fazer contribuições importantes para o progresso da civilização humana, desde que tenha sua própria visão estratégica, possua sua perspectiva correta sobre os assuntos internacionais e desempenhe seu próprio papel construtivo. O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país, senão o resultado seria uma derrota total num jogo com boas cartas, como diz um provérbio chinês.

Deputado Eduardo, há pelo menos uma semelhança entre a cultura confucionista chinesa e a cultura cristã brasileira que é a crença em que sempre existe a causalidade em tudo, razão pela qual a gente tem que pensar nas consequências antes de fazer qualquer coisa. Como não é uma pessoa comum, você deveria entender melhor essa razão. O que é o mais importante para o Brasil agora? Sem dúvida, é salvaguardar a vida e a saúde de centenas de milhões de pessoas, e reduzir ao mínimo o impacto da pandemia na economia do Brasil, da China e do mundo, através da cooperação China-Brasil no combate ao Covid-19. A China nunca quis e nem quer criar inimizades com nenhum país. No entanto, se algum país insistir em ser inimigo da China, nós seremos o seu inimigo mais qualificado! Felizmente, mesmo com todos os seus insultos à China, você não conseguirá tornar a China inimiga do Brasil, porque você realmente não pode representar o grande país que é o Brasil. Porém, como é um deputado federal, as suas palavras inevitavelmente causarão impactos negativos nas relações bilaterais. Isso seria uma grande pena! Contaminaria e poluiria totalmente o ambiente saudável que China e Brasil conquistaram até aqui.

Portanto, é melhor ser mais sábio e racional. Você pode não pensar na China, mas não pode deixar de pensar no Brasil. O demônio do Covid-19 chegou finalmente à maravilhosa terra brasileira. Neste momento crucial da cooperação bilateral no combate à pandemia de Covid-19, seria mais prudente não criar mais confusões. Ainda mais importante, seja um verdadeiro brasileiro responsável, ao invés de ser usado como arma pelos outros!

                              Li Yang

                Cônsul-Geral da República Popular da China

                          no Rio de Janeiro

Categorias:Nova, Sem categoria

20 respostas »

  1. Educación, sensatez y respeto cualidades básicas para cualquier cargo público que nos represente. Infelizmente ausentes en este desgobierno patológico infernal.
    Ahora, la lucha de cada ser humano es sobreviví.

    Curtir

  2. “Ter opiniões definidas e certas, instintos, paixões e carácter fixo e conhecido — tudo isto monta ao horror de tornar a nossa alma um facto, de a materializar e tornar exterior. Viver num doce e fluido estado de desconhecimento das coisas e de si próprio é o único modo de vida que a um sábio convém e aquece.”

    (PESSOA, Fernando. — In: “Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa”. — São Paulo: Companhia das Letras, 2015.)

    Será que o cérebro deste filhote de verme é capaz de tirar algum proveito do que nos diz Fernando Pessoa? Duvido!!

    Curtir

  3. Ezatamente, é um absurdo o senhor Eduardo ter causado um problema na diplomacia Brasileira dia 18 de março. Levando seu paiPresidente ter que pedir desculpas. E ele continuar atacando a China. Infelizmente esta familia é assim. Tenho vergonha deles. Se eu tivesse autoridade seriam banidos para Plutão.

    Curtir

  4. Nós não temos nada a ver com os regimes políticos dos outros países, devemos respeitar a todos, e sobretudo cooperar com todos, sem discriminação. Principalmente com nossos parceiros estratégicos.
    Mas convém observar que muitos se escandalizam com ditaduras lá fora, mas pouco se importam com ditaduras aqui dentro.

    Curtir

    • O sistema não permite que eu corrija o toque indevido como desaprovação. Pelo contrário, concordo plenamente!

      Curtir

  5. Exatamente isso, sobram ofensas e faltam idéias no atual cenário da discussão política . A pluraridade e o respeito são importantes, obrigado por sua resposta. E só pra deixar claro sou contra todas as ditaduras de qualquer viés ideológico, nenhuma delas fez, faz ou fará bem para a humanidade.

    Curtir

    • achei uma resposta sensata.digna de um representante de um grande e evoluido pais
      como a china.acho inclusive,que assjm deveruam ser os representantes de todos os paises.me sinto envergonhado,e não ne sinto incluido,nas besteiras ditas por certos lideres do Brasil.sinto,sim,muita vergonha alheia.

      Curtir

      • Nem sei o que dizer tamanha bizarrice. Os idiotas e imbecis funcionais continuam a todo vapor. Meu Deus. Será que este país tem jeito?. O sapo barbudo passeando com a anta e o poste as nossas custas e ainda tomando bronca de chinês. É este mundo realmente é pra profissional. Deus nos ajude.

        Curtir

    • Concordo na maior parte com a posição do cônsul.

      Mas enquanto a China não avançar em termos de Democracia, ela não terá muita credibilidade para falar sobre o estagio atual da civilização humana.

      Quero um Brasil mais próximo da China, sim.

      Mas gostaria ainda mais se a China se tornasse uma Democracia.

      Curtir

    • Cada país (povo) é livre para ser ou defender o que seja nós brasileiros devemos estar atentos ao que acontece aqui, a China pode ter o sistema que quiser ,ditadura ,comunismo, socialismo é problema deles, no Brasil somos uma República dita democrática (é problema nosso) os políticos que a representam pouco ou nada sabe sobre democracia e diplomacia são ignorantes cheios de si, nos quais o poder subiu a cabeça os filhos do presidente pensam em simbiose (acham que são presidente tbm) poderíamos ser um país em crescimento saudável mais o governo não se dá conta disso, como cidadã brasileira peço perdão a China (povo)!

      Curtir

  6. Gostei do tom da mensagem, sem aquela coisa anódina usual na diplomacia. E, claro, o Cônsul tem toda razão. O problema é que o destinatário da missiva não deve conseguir lidar com nada mais elaborado que 180 caracteres, então já o imagino olhando o texto e dizendo: “ixi, vou esperar virar filme”. Em seguida dando risadas da sua piada tão original.

    Curtir

  7. Os chineses venderam as mascaras e os respiradores destinados ao Brasil para os americanos! Fizeram um bom negócio pois receberam valor 3x maior. De quebra dão resposta ao energúmeno 03.

    Curtir

    • So q a resposta q vc está comemorando q o energumeno levou, vai custar vidas de alguns compatriotas nossos, não é hora disso, esse seu comentário do nível dos filhotes do presidente, pense bem se destilar ódio é a melhor solução

      Curtir

  8. O Eduardo Bolsonaro é um débil mental, muito mesmo, a carta do embaixador seria exemplar, mas não é, por um detalhe, mas um detalhe fundamental, a China é uma ditadura.
    Se o vírus é chinês ou norte-americano, agora não é relevante, mas a doença se apresentou ao mundo pela China, e a China fez um desserviço a humanidade na demora em alertar, muito pelo contrário massacrou as vozes q tentaram dar o alerta.
    Independente da boçalidade do 02, aliás os filhos do presidente são os 3 patetas, o governo chinês, e não o povo chinês, não tem moral nenhuma pra dar lição de moral em ninguém.
    E respondendo ao titulo do site, quem tem medo de democracia? A resposta é simples, pessoas que apoiam ditaduras estão entre os que temem a democracia.

    Curtir

    • Leonardo, discordo de vc. Claro, a China é uma ditadura, mas isso não é problema nosso, né? Todos os países tem seus problemas. No Brasil matamos 60.000 de nossos habitantes próprios habitantes todos os anos em mortes violentas e absolutamente desnecessárias, mas se eu visse algum país estrangeiro nos apontando o dedo por essa terrível mazela acho que nossas autoridades deveriam mandar quem o fizesse catar coquinho.

      E depois o governo chinês não tenta, através da carta acima, dar “lição de moral” em ninguém. O Cônsul reagiu frente a uma acusação séria embutida numa fala de um deputado federal, uma autoridade brasileira. E o fato dele ser filho de quem é agrava ainda mais o problema, até porque sabemos da influência dos “três patetas” no pensamento do nosso presidente.

      Abracadabraço!

      Curtir

      • Concordo qdo vc diz q o fato do 03 ser filho do presidente agrava e muito a atitude dele, mas o que esperar de um idiota? Agora em relação ao fato de eles serem uma ditadura não ser problema nosso, com todo respeito discordo, sou professor de história e figuras como Hitler, Mussolini, Stalin, Fidel, Pinochet e cia, tem q ter seus nomes sempre lembrados pra que seus horrores não se repitam, ditaduras são abjetas e tem q ser repelidas por todos, e está cada vez mais claro que a omissão de informações do governo chinês sobre a gravidade do vírus, contribuiu para que o mundo demorasse a perceber o tamanho do problema, ou seja. Impactou a nós sim.
        Pra mim essa carta aberta do embaixador chinês é como se fosse o Marcola passando uma descompostura no Fernandinho Beira-mar, ou seja é o sujo falando do mal lavado, mas é apenas a minha opinião, desde de que não hajam ofensas e chingamentos todas as opiniões são válidas.
        Fique com Deus e que passemos ligo por isso.

        Curtir

      • Penso que o Deputado Bolsonaro perdeu uma oportunidade de não piorar mais as coisas para o lado do Presidente. Entretanto, uma coisa eu penso que ele têm de bom: é autêntico. Já não vejo da mesma forma a carta resposta do Consul Chinês. Achei que se mostrar ofendido por uma possível culpa nessa pandemia, para mim é falsidade. Outras crises de saúde houveram e surgiram para o mundo de lá. E sempre que aconteceram, desequilibram as finanças de vários países do mundo, trazendo prejuízos enormes. Entretanto, o único país que obteve crescimento econômico e lucrou com essas crises foi justamente a China. Depois, me parece falso não aceitar que se diga que esse vírus surgira na China, mas insinuar que teria surgido nos EUA, ou mesmo perguntar, ou insinuar, que o Deputado teria sofrido “lavagem cerebral por parte dos EUA, para que ele falasse mal da China quando ela deixou de cumprir um acordo feito com o Brasil de venda de materiais de saúde importantes para o combate ao Covid 19 para então vender aos americanos porque eles pagariam mais. Isso demonstra que acima de qualquer preocupação por parte da China em combater a crise está o interesse financeiro.

        Curtir

    • É vergonhoso para nós , a postura do pateta 2 Eduardo Bolsonaro , os filhos do Bolsonaro deveriam ser proibido de falar.Eles sim são uma ameaça à Democracia. Cravar uma inimizade com a China , nada inteligente, como o Cônsul chinês é sensato , entendeu , que nenhum dos 3 patetas Bolsonaro não nos representa. A mim nem mesmo o presidente.
      Agora não é hora de desavenças políticas e sim de união para salvarmos não só o nosso país , mas o mundo desse diabo Covid 19 , que está , devastando e causando tristeza e medo na população.
      Cônsul chinês foi muito sensato. Gostei da carta dele .

      Curtir

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s