Sem categoria

SíNODO DA AMAZôNIA: UM MARCO ECUMÊNICO

Por Marcos Habib*, texto dedicado a Vanessa Vasconcellos de Teresópolis/RJ

O Papa Francisco como bom profeta e visionário conclamou o sínodo da Amazônia. Sua preocupação com meio ambiente e as mudanças climáticas é digna de apreço, bem como sua forma de respeitar a biodiversidade e tudo que nela há.  Ele soube acolher todas as visões a respeito desse tema maravilhoso.

Para compor a delegação a Roma, ele não apenas convidou bispos católicos mas também religiosos protestantes que têm trabalhado com a Amazônia.  Lá, estão o pastor Nicolau Paiva, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o Moab Carvalho, da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e até o clérigo Cláudio Miranda, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB).

O Sínodo tem sido um marco para o ecumenismo. Nunca um papa chamou lideranças de outras religiões para ajudar a formular documentos religiosos.  O Papa Francisco no Sínodo da Amazônia mostra que a visão da Amazônia não pode ser uma visão única e vertical, mas plural e horizontal. Sua escuta e sua atenção para palavras de religiosos não católicos têm sido importante.

Cabe a nós ouvir a voz desses profetas que clamam por justiça e por direitos, como clamaram Isaías, Ezequiel e Amós no texto sagrado da Bíblia.  Que o legado ecumênico do Papa Francisco possa ecoar nas várias dioceses do Brasil, mesmo porque está chegando a Campanha da Fraternidade Ecumênica do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

*Marcos Vinicius Habib Moreira é professor de teologia latino-americana, Pastor Batista, membro da Aliança de Batistas do Brasil, Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, e Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito

Categorias:Sem categoria

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s