-22.903539
-43.209587
Avalie isto:
Autor: Quem tem medo da democracia?
O QTMD é editado por Ana Helena Tavares, jornalista carioca que vai à praia no inverno para andar pelo calçadão de preferência pela contramão Ver todos posts por Quem tem medo da democracia?
Cara Ana,
O Professor Marcos Bagno é o autor do livro de linguística alternativa em que as autoras do livro se basearam, e que foi citado por elas como autoridade para justificar sua abordagem.
No entanto, ele não responde nenhuma das críticas sérias feitas ao livro, que ele resume a uma notícia de 15 linhas e a coluna da Kramer (ou Leitão, sei lá.) sobre o Lula. É a mesma postura pueril e paternalista (como se a ABL, Cristóvam, Globo, Estadão, fossem todos ignorantes).
Ou seja, ele não se comporta como acadêmico, mas como político, inventando um adversário ridículo para poder destruí-lo. Acho lastimável. Mas talvez faça parte da visão dele de mundo, na qual não existe diferença entre conhecimento e política.
Fica a principal das críticas, só para relembrar: o livro desvaloriza o uso da norma culta como fonte de opressão de classe e sinal de prestígio social somente. Isso é uma vergonha, uma vergonha ser doutrinado nas escolas.
Beijo!
CurtirCurtir