Sem categoria

Mulheres no poder – minha homenagem à mulher de quem mais me orgulho

Num momento em que estão em evidência as mulheres no poder, vou prestar minha homenagem à mulher de quem mais me orgulho: minha falecida avó materna, Comendadora Maria Helena Ribeiro. Na foto, ela aparece, baixinha e poderosa, numa mesa de honra em meio a um monte de homens. Ai deles que a contrariassem… rs Fundou uma casa portuguesa e fez dela a maior do Rio. Meu eterno orgulho.

Eu fui criada praticamente por ela, pois minha mãe trabalhava muito. É a ela que devo meu exemplo de ética, de fibra e de vida. Amanhã, 10 de Junho, é dia de Camões e dia de Portugal e completam-se também 44 anos que minha avó fundou a Casa de Arouca, hoje Arouca Barra Clube.

A história de minha avó lembra um pouco a de Lula. Nasceu numa família pobre no interior de Portugal e veio vencer no Brasil, à custa de muito sofrimento.

Por serviços prestados aos refugiados de Angola, abrigando-os em sua casa aqui no Rio de Janeiro, e vários outros serviços, ela recebeu o título de Comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique, a maior honraria concedida pelo governo português. Foi massacrada pela imprensa luso-brasileira que só faltou acusá-la de ter comprado a medalha.

Se já não bastasse, para quem conhece a história de meu tio, que contei em artigo (clique aqui para ler), será interessante saber que essa mulher, baixinha e guerreira, era a mãe dele.

Ana Helena Ribeiro Tavares

Categorias:Sem categoria

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s