Direitos Humanos

A balada de José e Maria (ou sobre a degradação do PCdoB)

A balada de José e Maria

Por Leandro Fortes, jornalista, em seu blog “Brasília, eu vi

Maria

José Roque dos Santos, 59 anos, e Maria do Socorro Diniz, 58 anos, o casal das fotos ao lado, não têm escolaridade, nem terra, nem futuro algum. São dois lavradores de Doverlândia, um município perdido de Goiás, de pouco mais de 7 mil habitantes. À meia noite de segunda-feira, 23 de maio, o casal foi colocado dentro de um ônibus com outras 30 pessoas e, em troca de lanche e uma camiseta, foram enviados pelo sindicato rural local para Brasília, a seis horas de viagem de lá. José e Maria se juntaram, então, a outras centenas de infelizes enviados à capital federal pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) para, exatamente como gado tocado no pasto, pressionar os deputados federais a votar a favor do projeto de Código Florestal do deputado Aldo Rebelo, do Partido Comunista do Brasil.

José

Conversei com o casal enquanto ambos, José e Maria, eram obrigados a segurar cartazes pela votação do texto de Rebelo, defendido por figuras humanasdo calibre da senadora Kátia Abreu, do DEM de Tocantins, presidente da CNA, e do deputado Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), velha agremiação de latifundiários de inspiração fascista.

José e Maria não sabem ler e nem têm a menor idéia do que é o Código Florestal. Quando lhes perguntei a razão do apoio ao projeto, assim me falaram:

José – Acho que vai ser bom pra nós e pros nossos netos, foi o que disseram.

Maria – É pra cuidar das terras, do futuro do Brasil.

Afora isso, não sabem nada. Nem uma pálida idéia do que é o projeto de Aldo Rebelo, muito menos o que é reserva ambiental e mata ciliar. Nada.

Os cartazes, me contaram, foram entregues por um certo “Luís, do sindicato dos fazendeiros” de Doverlândia, também responsável pela distribuição das camisetas da CNA. Eles foram embarcados em direção a Brasília sem chance de contestação. Os dois não têm um único centímetro de terra, mas trabalham na terra de quem manda, no caso, um fazendeiro da região. Enfrentaram um frio de 9 graus na viagem até Brasília, tomaram café com leite e pão em barraquinhas armadas em frente ao Congresso e, quando os encontrei, tomavam conta da fila de doces, frutas e confeitos que a CNA havia preparado na entrada da Câmara dos Deputados para impressionar a mídia. Tinham esperança de conseguir um almoço de graça e se mandar de volta para Doverlândia, às 17 horas de terça-feira, dia 24, a tempo de dormir em casa. Triste ilusão.

As gentes usadas como gado pela CNA para garantir a aprovação do projeto de um comunista ficaram enfurnadas no Congresso até tarde da noite, famintas e exaustas, obrigadas a se espremer nas galerias e a servir de claque contra os opositores do Código Florestal. E, é claro, a aplaudir Ronaldo Caiado.

Que essa perversão social ainda exista no Brasil, não me surpreende. Há anos tenho denunciado, como repórter, esse estado de coisas.

O que me surpreendeu mesmo é que os deputados do PCdoB não tenham se retirado do plenário, senão por respeito a José e Maria e à história do partido, mas ao menos por vergonha de serem cúmplices da miserável escravidão a que o casal de Doverlândia e seus companheiros da terra foram submetidos em troca de lanches e camiseta.

5 respostas »

  1. Lamentável a aprovação da reforma do Código Florestal e da forma que a CNA “usou” as pessoas simples para tentar legitimar sua proposta… Mas prosseguimos na luta e espero que no Senado esse projeto não passe e/ou não seja sancionado pela presidenta Dilma!
    Achei o texto muito bem escrito e revelador. Parabéns!!!

    Curtir

  2. Faz muito tempo que luto para não perder a coragem de me indignar por tanta desfaçatez desta escumalha que milita na vida pública brasileira, todavia, os chamados “COMUNISTAS”, são na realidade um bando de renegados que enganam os incautos que neles acreditam de boa-fé! Comunista do tipo ALDO REBELO, o satã defeca aos montes todo os dias, são na verdade piores que os mais reacionários que gravitam no meio da vida pública do BR! Tenho carradas de razões para não crer nestes “esquerdistas festivos”, nunca esquecendo que FHC, CERRA e outros similares andaram travestidos de comunistas na juventude e hoje sabemos muito bem que tipo de socialistas são eles, pois agiam a serviço da CIA na deposição do ex- presidente Jango em 1964! ROBERTO FREIRE, eterno presidente do PPS, outrora PCB e tão comunista que é de uma das mais famílias mais ricas de Pernambuco, inclusive consta que teria uma ilha particular no litoral pernambucano!

    Curtir

  3. Muito Bom! Muito bem escrito, dar para refletir. Pensei, como os comunistas de hoje são diferentes dos verdadeiros comunistas que viveram na minha época só para dar exemplo, podemos citar Carlos Prestes, Francisco Julião, Gregório Bezerra e outros. Patrabéns pela reportagem.

    Curtir

  4. O PC do B sempre foi um partido sanguessuga e afeito ao poder. Já há muito tempo que os seus militantes fazem de tudo para abocanhar uma fatia do bolo seja à nível federal, estadual ou municipal. De comunista só tem mesmo a nomenclatura, o que eles são mesmo é sedentos para viver agarrados ao poder. Este partido em nada difere do DEM, do PTB, do PPS, do PP, do PMDB e de outros que estão sempre do lado dos que ganham as eleições. São mercenários, corruptos e amantes de um “Caixa Dois”.
    Nas eleições do ano passado, aqui em Vitória da Conquista, um candidato do PC do B, o hoje deputado Jean Fabrício fez as mais espúrias alianças no afã de se eleger.
    O engraçado também é que a prefeitura mantém um hospital materno-infantil e está querendo criar uma fundação para melhor gerir a instituição, e o PC do B, que faz parte da aliança de partidos de esquerda que administram a cidade, é contra. Eles se aliaram aos partidos de oposição que querem à todo custo ganhar a prefeitura no próximo ano.
    É lamentável que um partido que se diz de esquerda seja tão promíscuo nas suas relações com a coisa pública!

    Curtir

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s