CPII

A marca da ditadura no prédio do CPII

Uma reunião hoje da Congregação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, visa discutir a retirada do nome do Almirante Augusto Rademaker – que integrou a junta militar que presidiu o país de agosto a outubro de 69, após a morte de Costa e Silva, tendo sido, posteriormente, vice de Médici – do prédio da direção-geral do Colégio Pedro II. O hino do colégio, onde muito me orgulho de ter passado 7 anos de minha vida e que é o responsável pela minha formação política de esquerda, diz o seguinte: “Estudaram aqui brasileiros de um enorme e subido valor, seu exemplo segui companheiros, não deixemos o antigo esplendor”. Pois muito bem… O ex-aluno Rademaker ajudou a rasgar a Constituição, torturar centenas de pessoas e morreu impune. É esse o exemplo que o CPII busca dar a seus jovens ou é aquele que sugere o mesmo hino ao afirmar que a única “arma é a inteligência”? E quantos ex-alunos foram obrigados a pegar em armas contra a tirania? E quantos morreram a mando do “colega de escola”?

Ana Helena Tavares

Enviei este meu pequeno texto acima para a excelentíssima diretora atual Vera Maria. Quem quiser, pode fazer o mesmo – veramaria@cp2.g12.br – A exemplo do que também fizeram companheiros como Carlos Eugênio Paz (“Clemente”), que enviou o texto abaixo:

“Saí do movimento secundarista do Pedro II Humaitá para as trincheiras da Ação Libertadora Nacional – ALN, na luta armada de resistência ao golpe de Estado. Com Alex de Paula Xavier Pereira, Luiz Afonso Miranda Rodrigues e Marcos Nonato da Fonseca, que dá nome ao Grêmio do Humaitá, dedicamos nossas juventudes a essa luta. Os três foram assassinados, eu sobrevivi depois de anos de clandestinidade. Muito me orgulho de ter defendido o prédio de São Cristóvão contra uma invasão da Polícia Militar em 1968, resistindo a pedradas contra os cassetetes e as balas. O nome de Augusto Rademaker, ditador e torturador dos amantes da liberdade, nos envergonha. Espero que isso seja corrigido.

Respeitosamente”,

Carlos Eugênio Clemente

Clique aqui para assinar a petição de apoio à retirada do nome.

2 replies »

  1. Sobre o Colégio Pedro II, acabei de assinar o abaixo assinado, junto c minha Bellzinha.
    Uma pergunta: p q só agora lembrou-se disso?

    Curtir

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s