Crônicas

Pássaro de Marfim

– Para o povo maravilhoso que faz dessa cidade verdadeiramente maravilhosa.

Absoluto sobre a Guanabara, paira um pássaro de marfim. Uma majestosa imagem de feições e nome santos – nosso Cristo Redentor.

O extremo privilégio de sua localização brinda quem o visita com a vista de todas as demais maravilhas do Rio. Do alto do Corcovado, vê-se a exuberância do Pão de Açúcar, a imponência do Maracanã, os belos contornos da Praia de Ipanema, a elegância da Lagoa e a imensidão das águas da Guanabara. Brilho aos olhos, sorriso aos lábios – esses são os presentes do Cristo a quem dele observa o esplendor da cidade postada aos seus pés.

Assim como dele ver a cidade é um encanto, de vários pontos do Rio é fácil vê-lo e se encantar. Braços abertos como asas, ele parece voar por cada canto de sua maravilhosa cidade. Andando pelas ruas do Rio, se olharmos com carinho para o céu, algo surgirá no horizonte… talvez um pássaro de marfim, que nos acompanha e nos protege, voando sem sair do lugar para que por ele nos sintamos abraçados.

Entre todos os que no Rio vivem, todos que por ele passam, cariocas de nascimento ou de coração, não há quem consiga ser indiferente à magnitude de sua beleza. Quem nunca o viu de perto sonha com isso, quem já viu não esquece a indescritível sensação de liberdade.

Alma dessa terra, imaginá-la sem o Cristo seria tirar-lhe a identidade. Pensar em Rio de Janeiro é pensar em Cristo Redentor. Chegar ao Rio é querer avistá-lo para, aí sim, saber-se nos braços da cidade.

Ana Helena Ribeiro Tavares,
07 de Novembro de 2002

Categorias:Crônicas

Tagged as: ,

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s