Carlos Latuff

Enquanto isso, no Oriente Médio… Israel ameaça reagir ao acordo entre Hamas e Fatah

Matéria de Francine De Lorenzo, do Valor Econômico*, com agências internacionais

SÃO PAULO – O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou o acordo selado entre os grupos palestinos rivais Hamas e Fatah para a formação de um governo interino e a realização de eleições gerais na Autoridade Palestina em até um ano. “A Autoridade Palestina terá que escolher: ou a paz com o Hamas, ou a paz com Israel, pois o Hamas deseja destruir Israel e diz isto abertamente”, declarou o premiê israelense.

Segundo Israel, o Hamas é um grupo terrorista, o que torna inviável qualquer negociação de paz. O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Avigdor Lieberman, avisou a Autoridade Palestina que irá retaliar com um “vasto arsenal de medidas”, incluindo restrições à livre circulação na Cisjordânia. O Fatah controla a Cisjordânia, enquanto o Hamas domina a Faixa de Gaza.

Para Israel, a rivalidade entre as duas facções palestinas é conveniente, pois enquanto houver desavenças, não há como se criar um Estado palestino autêntico. O acordo entre o Hamas e o Fatah, que contou com negociações secretas, foi mediado pelo Egito – a princípio com o ditador Hosni Mubarak e, depois, com o governo militar resultante do movimento que promoveu a queda do presidente egípcio em fevereiro.

*Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/04/28/israel-ameaca-reagir-ao-acordo-de-reconciliacao-entre-hamas-e-fatah.jhtm

Charge: Carlos Latuff

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s