Jornalista é contador de Histórias!

A liberdade em duas rodas

Sol forte, centenas de quilômetros a percorrer, o vento batendo em seus cabelos e sua bicicleta está no ponto. Pronto, você está preparado para mais um dia de ciclismo.

Independentemente de campeonatos, é comum amigos se reunirem para fazer longos passeios de bicicleta, quer no monte ou em estrada, dos locais mais inóspitos e selvagens a paisagens urbanas. E quando se torna uma atividade coletiva é geralmente regada a muita amizade e solidariedade.

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas.

O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc, um exercício aeróbico alternativo e seguro, ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo.

No entanto, sendo o ciclismo sinônimo de aventura, adrenalina e saúde, não parece ter nascido pra ficar fechado em quatro paredes. Sua vocação é a liberdade…

Ana Helena Ribeiro Tavares

Matéria publicada na edição de Junho/2008 do jornal “Correio Carioca”.

Para ver a edição completa do jornal, clique aqui

Comente sem medo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s